sábado, 18 de janeiro de 2014

Sociedade das Nações - novamente

Estava a fazer zapping, procurando um canal com algo de interesse para ver. Após perder algum tempo com algo ao qual nem costumo ligar muito (live from the SAG red carpet) acabei por parar na Sic Notícias. Uma mulher através de uma ligação Skipe falava muito apressadamente e calorosamente sobre política e governos. Quase mudei novamente de canal após não perceber de imediato ao que se referia mas entendi que para estar em ligação Skype o mínimo que merecia era ser ouvida. Falava sobre a situação política na Turquia e explicava ou opinava sobre o momento que se vive por lá. Continuei a acompanhar e percebi que o programa a que estava a assistir era "Sociedade das Nações" - já referido aqui.

Gosto deste programa, que me cativa ainda que não entenda praticamente nada de política. Gosto de um programa que informe, que procure, que revele e que fale do que é para ser falado. Cabe a mim entender  ou não mas cabe aos meios de informação saber informar. E nos últimos anos têm desaprendido a fazê-lo adequadamente. Neste programa ainda o sabem. E melhor que saber fazer é conseguir comunicar e alcançar com um vasto público. Julgo que é o que a «Sociedade das Nações» consegue fazer. 

Pouco depois a ligação em Skype é interrompida e a emissão passa para estúdio. Quem eu vejo como convidado?  Allan Katz, ex-embaixador dos EUA em Portugal. Nada de extraordinário se não fosse a simples coincidência de ter sido com ele que surgiu o outro post sobre o programa. Tendo em conta que regressou para o seu país, aparentemente e não sei porque razão é agora professor ao invés de executar algum cargo ligado com a política. Achei caricato. Pareceu mais triste e talvez mais magro. Mas também mais solto e menos de "guarda montada". Mas podem não passar de impressões minhas.

Sociedade das Nações - é para ver. Mesmo quem não procura a actualidade política. Quando «esbarrar» com ele, não mude de canal. Dê uma oportunidade. Vale sempre a pena sentir que a televisão cumpre bem o seu papel como meio de informação. E já que isto muito raramente se sucede durante os telejornais, haja um programa que de alguma forma o faça.

Sem comentários:

Enviar um comentário